Deni Zolin

Só 25% das pessoas acima de 59 anos vão a agências bancárias

Só 25% das pessoas acima de 59 anos vão a agências bancárias

Foto: reprodução

Uma pesquisa sobre hábitos financeiros aponta que, até entre os clientes mais velhos, da geração Baby Boomer, que estão acima de 59 anos, cada vez visitam menos uma agência bancária para movimentar sua conta. Só 22% deles ainda vão a um banco, enquanto 79% já utilizam aplicativo bancário no celular, e 25%, acessam a conta pelo site do banco, via computador. Para completar, 16% ainda têm o hábito de ir até o caixa eletrônico. Os percentuais ultrapassam os 100% porque, ao responder, cada pessoa poderia escolher mais de uma opção.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

 

Nas faixas etárias mais jovens, a ida até a agência é ainda menor. Na geração Z (18 a 28 anos), só 13% dizem que vão ao banco, enquanto na geração Y (29 a 41 anos), 15%, e na Geração X (42 a 58 anos), 26%. Já o uso de aplicativo no celular é quase unanimidade entre as gerações Z e Y (95% utilizam), enquanto o índice é pouco menor na geração Z (93%). Esses resultados são da pesquisa Serasa Comportamento, que ouviu 4.486 pessoas em todo o país.


Pix é usado pela esmagadora maioria

O Pix, lançado há menos de três anos, já é o meio de pagamento mais utilizado entre as diferentes faixas etárias de consumidores. O cartão de crédito vem em segundo lugar no uso diário entre as gerações Z, Y e X, embora para os mais velhos, o cartão de débito se sobressaia em relação ao crédito.


Na geração Z (18 a 28 anos), 84% utilizam o Pix, percentual que vai caindo gradualmente conforme a idade vai aumentando. Na Geração Y (29 a 41 anos), são 78%, e na X (42 a 58 anos), 75%. Chama a atenção também que, das pessoas acima de 59 anos, 75% também usam o Pix.

O cartão de crédito é o segundo meio mais usado para pagamento, com 72% em todas as faixas etárias, exceto na geração Y, em que é usado por 64% dos jovens de 18 a 28 anos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quais rodovias gaúchas terão sistema free flow, com cobrança sem praça de pedágio Anterior

Quais rodovias gaúchas terão sistema free flow, com cobrança sem praça de pedágio

Homem se machuca ao cair no centro de Santa Maria Próximo

Homem se machuca ao cair no centro de Santa Maria

Deni Zolin